Referência Histórica
O “Campo Dos Ninhos” e o Clube Desportivo de Venda do Pinheiro
O campo de futebol, pelado como era habitual há 60 anos, foi um dos equipamentos que conseguiu congregar a população pinheirense à volta de um desporto e de uma causa comum: o futebol. Realmente, através de gerações que nele deram os primeiros “chutos” na bola, se enraizou o Clube Desportivo e um conjunto de iniciativas desportivas, recreativas e culturais, que desde 1951 foram a base de coesão social das famílias Pinheirenses. O campo de futebol foi construído no Casal dos Ninhos com o apoio da Câmara Municipal em terrenos cedidos pelo Sr. Florindo Caetano. Este equipamento desportivo teve como principais impulsionadores o Sr. Mário Frazão, o Sr. Jorge Fiúza, o Sr. Luís Tomás e o Sr. Jorge Tomás, seguindo-se o Sr. Mário Esteves, o Sr. Jorge Lourenço, o Sr. Mário Alves, o Sr. Ângelo Esteves, o Sr. Joaquim Augusto, o Sr. Zeferino Lourenço, o Sr. José Duarte e o Sr. Domingos Galrão, entre muitos outros. Posteriormente, pela vontade de 19 pinheirenses, foi adquirido o barracão, oficina de serralharia civil ao Sr. José António, carpinteiro de profissão, conhecido pelo Sr. José “das carroças”, com objetivo deste equipamento servir a população pinheirense em geral, passando a ser a sede do CDVP e o eixo dos eventos recreativos, culturais e sociais da aldeia.
Após a sua fundação em 01/07/1951, nos primeiros anos de arranque da coletividade eram combinados encontros regionais de futebol com as equipas das aldeias vizinhas, Malveira, Lousa e Negrais. A simpatia pela terra era tanta que a equipa de futebol de Venda do Pinheiro (não federada), chegou a integrar os irmãos Mendonça, na altura jogadores profissionais do Sporting, de que se destacou o Sr. Jorge Mendonça, que posteriormente casou com a Sra. D. Milú neta do Sr. Francisco Alves “brinca tudo”, o qual anos mais tarde foi contratado para jogar no Atlético de Madrid, clube espanhol onde permaneceu muitos anos. Em torno do Clube Desportivo de Venda do Pinheiro a terra ganhou enorme vitalidade e dinâmica social, possibilitando que através dele a localidade fosse conhecida muito para além das fronteiras concelhias ou distritais.
A existência do Clube Desportivo de Venda do Pinheiro tem tido um papel importante na dinamização desportiva, social e cultural, na participação em campeonatos de futebol federados e na organização de festas e eventos diversos. Em meados dos anos 60 do século passado, foi feita a aquisição de um barracão para benefício da população pinheirense, com localização muito boa e central, existindo condições para instalar a sede do Clube Desportivo de Venda do Pinheiro, sendo até hoje o edifício de referência da coletividade. Este edifício ao longo dos anos foi polivalente, na medida em que tem um salão onde se realizam os bailes e festas diversas, um pequeno palco no qual chegaram a acontecer espetáculos vários, incluindo revista à portuguesa. Tem um café-bar, sala de jogos, sala de direção e sala de troféus. Naturalmente que, com o passar dos anos, este equipamento está um pouco ultrapassado, mas ainda assim continua a ser a referência do CDVP para a população pinheirense em geral.
Esta coletividade utilizou durante várias décadas o velho campo de futebol pelado, o “Campo dos Ninhos” sito no Casal dos Ninhos. No início dos anos noventa do século passado um grupo de pessoas pensou em adquirir o campo de futebol para o Clube. O Sr. Victor Gregório e o Sr. Armando Dias tomaram a iniciativa, a eles se juntaram o Sr. Joaquim Augusto, e o Sr. Mário Alves e o Sr. Carlos Carmezim. Após algumas negociações com o proprietário e com a autarquia, a Câmara Municipal de Mafra acabou por adquirir o campo de futebol e as áreas envolventes ao Sr. José Caetano, filho do Sr. Florindo Caetano. Através de protocolo entre o Clube e a Autarquia, a sua utilização, exploração e manutenção, ficou a pertencer ao Clube Desportivo de Venda do Pinheiro.
Posteriormente, por iniciática da Câmara Municipal de Mafra, foi edificado o novo estádio Municipal da Venda do Pinheiro, junto à zona industrial e ao colégio Santo André, na saída de acesso à A8. O Clube Desportivo de Venda do Pinheiro que é vocacionado para o desporto em geral, e mais concretamente para o futebol, passou a ter a possibilidade de usufruir de um novo equipamento desportivo com infraestruturas de qualidade para a prática desportiva. Esta infraestrutura desportiva tem sido amplamente aproveitada pelo Clube Desportivo de Venda do Pinheiro para a iniciação desportiva das camadas mais jovens da localidade, mas também é utilizado pelas coletividades desportivas das aldeias da freguesia.
Autor Liga dos Amigos da Venda do Pinheiro, em 30 de agosto de 2018.